O blog muito mais da Bíblia busca glorificar o Senhor Jesus Cristo disponibilizando estudos bíblicos, apropriadas relacionadas à vários assuntos. Mais da bíblia é um ministério voluntário de servos treinados e dedicados que têm o desejo de ajudar outras pessoas em sua compreensão de Deus, Escrituras, salvação e outros tópicos espirituais.
domingo, 14 de junho de 2015
Os segredos de Salomão para uma melhor comunicação
Os segredos de Salomão para maximizar o poder da comunicação podem parecer banais à primeira vista, mas são preciosos nos dias atuais.
1. Fale de uma maneira que faça os outros quererem ouvi-lo
A língua dos sábios torna o conhecimento agradável, mas a boca dos insensatos destila idiotice. – Provérbios 15:2
Para a maioria das pessoas, falar significa apenas dizer qualquer coisa que passe pela cabeça. Elas falam o que pensam ou sentem sem avaliar se o que dizem são coisas válidas ou apropriadas. Quando você quer que a outra pessoa entenda com clareza e aceite algo que você diz, precisa comunicá-lo de uma maneira que o torne palatável e prazeroso de aceitar. Homens ou mulheres sábios fazem o possível para falar desse modo.
2. Aprenda a se tornar persuasivo
O coração do sábio torna sua boca sensata e faz de seus lábios ferramentas de persuasão. – Provérbios 16:23
A palavra em hebreu que Salomão usa em Provérbios 16:23 significa literalmente “instruir” ou “guiar atenciosamente”. Ele nos aconselha a não falar sempre que tivermos vontade e a assumir o controle sobre o que dizemos. Aprenda quando falar e quando calar. Antes de abrir a boca, pense no que vai falar e avalie se o momento é oportuno. Para alguns, isso é fácil. Para outros, pode ser muito difícil. Um dos benefícios mais óbvios é que, quando se cala, você ouve melhor o que está sendo dito, o que lhe proporciona mais compreensão da perspectiva e do ponto de vista da outra pessoa.
A segunda frase desse provérbio nos pede para acrescentar persuasão ao nosso discurso. Persuasão é bem diferente de manipulação. A manipulação usa todos os artifícios possíveis, inclusive a mentira, para convencer uma pessoa a fazer algo que interessa ao manipulador. Por outro lado, a persuasão permite que você apresente seu ponto de vista de forma clara e convincente, de modo a motivar uma pessoa a fazer o que você acha melhor para ela ou para o bem comum.
3. Ouça antes de falar
Aquele que responde antes de escutar terá a Idiotice e a confusão. – Provérbios 18:13
Sempre que começamos a responder antes que o outro termine o que tem a dizer, cometemos ao mesmo tempo uma tolice e uma indelicadeza. Um dos meus amigos mais queridos tem o hábito de me interromper antes de eu terminar um raciocínio. É como se tentasse terminar a afirmação para mim. Infelizmente, ele geralmente tira a conclusão errada. É um homem tão gentil que não consigo considerá-lo indelicado, mas essa atitude é certamente um erro de julgamento. Eu sou capaz de fazer o mesmo com meus pais, amigos, esposa e filhos. Mesmo sem querer, dou a impressão de ser indelicado e autoritário. Por que nos arriscarmos a isso se podemos simplesmente aguardar com paciência que a outra pessoa acabe de falar?
4. Fale devagar e esteja atento às suas palavras
Vês um homem precipitado no falar? Espera-se mais do insensato do que dele. – Provérbios 29:20
Por que o homem mais rico que já existiu insiste tanto para que estejamos atentos às nossas palavras e falemos com calma? Acredito que seja porque, como rei, ele esteve em companhia de muitos que pretendiam ser sábios, mas que, ao falar, se revelavam tolos. Estou certo de que ele testemunhou muitas pessoas que falavam impensadamente e diziam tolices. Salomão, mais do que ninguém, sabia do incrível poder que as palavras podem carregar. Em Provérbios 13:3, escreveu: “Quem vigia a própria boca conserva sua vida; mas quem escancara os lábios cai em desgraça.” Conheci pessoas que foram demitidas e viram suas carreiras destruídas por causa de palavras insensatas.
5. Nunca diminua o próximo; em vez disso, levante o moral dele
É fácil dizer coisas nocivas ou cruéis às outras pessoas, seja cara a cara ou pelas costas. Justificamos isso com a desculpa de que todo mundo faz isso. Porém, não há nada de inocente em ferir alguém com uma espada. No entanto, é exatamente isso que Salomão diz que fazemos quando golpeamos alguém com palavras (Provérbios 12:18). Homens ou mulheres sábios, ele afirma, usam palavras para levantar o moral do próximo, curar suas feridas e aumentar sua auto-estima. Temos uma tendência natural a falar mal dos outros e a usar palavras agressivas para nos defendermos quando somos atacados. Salomão insiste para escolhermos agir contrariamente a nossas inclinações naturais, recusando-nos a fofocar e evitando o uso de palavras que possam magoar o próximo. Ele pede que substituamos palavras negativas por palavras positivas. Quando alguém começa a falar mal de alguém, em vez de se unir ao fofoqueiro, diga coisas positivas sobre a pessoa em questão. Você vai ficar impressionado com a rapidez com que a conversa deixará de ser negativa para se tornar positiva.
6. Pare enquanto está ganhando
Nas muitas palavras não falta ofensa; quem retém os lábios é sábio. – Provérbios 10:19
Quando começam a falar, muitas pessoas têm dificuldade de parar. Eu sou uma delas. Salomão adverte que, quando você continua falando depois de ter dito o que desejava, é bem possível que saia alguma tolice. Isso já me aconteceu inúmeras vezes. Use poucas palavras para expressar o que quer e depois se cale. Como está escrito em Provérbios 17:28, mesmo um tolo é considerado um sábio se mantiver a boca fechada. E aquele que é capaz de defender um argumento forte com poucas palavras é admirado pelos que o cercam.
7. Compartilhe uma sabedoria verdadeira
Da boca do justo jorra a sabedoria. – Provérbios 10:31
Apesar da ênfase de Salomão na economia de palavras, existe uma área em que ele nos incentiva a falar mais. Como a sabedoria verdadeira é um artigo raro na nossa cultura, Salomão incentiva a pessoa que tem algo relevante a dizer a compartilhá-lo. Avôs e avós, pais e mães, consultores e chefes devem ter a generosidade de compartilhar com filhos e netos, funcionários ou colegas de trabalho a sabedoria adquirida pela experiência.
8. Sempre diga a verdade
Os lábios do mentiroso encobrem o ódio; quem difunde calúnia é insensato. – Provérbios 10:18
Uma pesquisa recente com gerentes de recursos humanos revelou que uma grande porcentagem de candidatos a empregos exagera ou mente descaradamente em seus currículos. O mesmo vale para o marketing: parece haver muito pouca verdade na propaganda. Anúncios em todas as mídias exageram benefícios e minimizam os riscos aos possíveis consumidores. Mentiras deslavadas parecem impregnar até os mais altos escalões de algumas das maiores e mais admiradas companhias dos Estados Unidos.
Quem mente acha que está sendo mais esperto do que o outro. Porém, de acordo com Salomão, nunca é inteligente mentir. Grandes mentiras cobram um preço muito alto, mas mesmo “pequenas mentiras” podem ter grandes conseqüências.
Enquanto mentir é tolice, dizer a verdade é uma atitude inteligente. Cria uma base sólida para a integridade sobre a qual podemos construir nossa vida e reputação. Mostra às nossas mulheres ou maridos, aos nossos filhos, empregados, colegas e clientes que eles podem confiar em nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Neuroplasticidade: O Poder do Cérebro em se Renovar
Neuroplasticidade: O Poder do Cérebro em se Renovar Introdução Durante muito tempo acreditava-se que o cérebro era uma estrutura fixa, i...
-
TEXTO: ÊXODO 25:10-15 A acácia é um tipo de madeira sem muito valor comercial, ela se cresce em lugares desertos e produzem lindas flores. P...
-
Apocalipse 3:21 “21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.” Introdução: Deus em sua santa Pa...
-
Juízes 12:6 - Então lhes diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário