sábado, 28 de setembro de 2019

As características da verdadeira Igreja de Jesus Cristo

Onde pode ser encontrada hoje a igreja verdadeira e quais os seus aspectos essenciais? Em primeiro lugar devemos distinguir os vários significados da palavra igreja:

1. Todo o povo de Deus em todos os séculos, o conjunto total dos eleitos. Os Reformadores falaram disto como sendo a igreja invisível.

2. A comunidade local dos cristãos, reunidos visivelmente para adoração e ministério; este significado abrange a vasta maioria das referências à igreja (ekklesia) do Novo Testamento.

3. Todo o povo de Deus no mundo, em determinada época, talvez melhor definida como a igreja universal. Esse sentido ocorre apenas ocasionalmente no Novo Testamento (1 Co 10.32; Gl 1.13).

4. “A igreja dentro da igreja”. Notamos antes a distinção feita entre a edah (toda a congregação visível) e os gahal (aqueles dentro dela que respondem ao chamado de Deus). Jesus ensinou que o reino corresponde a este padrão: o joio está misturado com o trigo (Mt 13.24-30; 36-43). Dentro do grupo identificado com Cristo acha-se o povo de Deus, a verdadeira igreja. Não existe, então, uma igreja pura; em meio a cada igreja pode haver pessoas que não professaram a sua fé e outras cuja profissão será desmascarada no último dia (Mt 7.21-23).

Admitindo-se assim que uma igreja pura ou perfeita não é possível deste lado da glória, onde podemos descobrir o verdadeiro povo de Deus visivelmente reunido? Em Mateus:16;18;"Jesus disse:E sobre esta pedra (Ele Jesus)edificarei a minha igreja"A verdadeira Igreja do Senhor Jesus tem as sua características para a identificarmos.Vejamos:

I=Ela Tem Comunhão com Cristo.
a) A nossa comunhão e com o Pai e o Filho.1ª Joao 1.3.
b)Quem esta em comunhão com ele não anda em trevas.1ª João 1.6.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

O que fazer com os charlatões e falsos mestres das igrejas?

Na Carta aos Gálatas, Paulo trata de dois temas: seu apostolado e sua mensagem do evangelho. E, desde a sua visita às cidades da Galácia, as igrejas que ele fundou foram perturbadas por falsos mestres.

Nada de novo debaixo da terra, poderíamos acrescentar. Insinuações e questões sobre o evangelho da graça, gritaria, diferenças e mal-entendidos que dividem a igreja aconteciam ontem e acontecem hoje.


Falso ensino provoca tumulto
Que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. (Gl 1.7)

Falsos mestres colocaram as congregações gálatas em um estado de turbulência – confusão intelectual, de um lado, e facções em conflito, do outro. É interessante que o Concílio de Jerusalém, o qual provavelmente se reuniu logo depois de Paulo ter escrito essa carta, use o mesmo verbo na carta às igrejas: “Soubemos que alguns saíram de nosso meio, sem nossa autorização, e os perturbaram, transtornando a mente de vocês com o que disseram” (At 15.24).

Esse transtorno foi causado por falsas doutrinas. Os judaizantes estavam tentando “perverter” o evangelho de Cristo. Não estavam apenas corrompendo o evangelho, mas invertendo-o, virando-o do avesso e de cabeça para baixo. Não se pode modificar ou suplementar o evangelho sem mudar radicalmente o seu caráter.

Então, as duas principais características dos falsos mestres são que eles estavam perturbando a igreja e modificando o evangelho. Essas duas ações andam juntas. Adulterar o evangelho implica perturbar a igreja. Não se pode tocar o evangelho e deixar a igreja intocada, porque a igreja é criada e vive pelo evangelho.

De fato, os maiores perturbadores da igreja (tanto hoje como na época) não são os de fora que se opõem a ela, ridicularizam-na e perseguem-na, mas os de dentro que tentam modificar o evangelho. São eles que a perturbam. Por outro lado, a única maneira de ser um bom cristão da igreja é ser um bom cristão do evangelho. A melhor maneira de servir à igreja é crer no evangelho e pregá-lo.

Sob a maldição de Deus
Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado! (Gl 1.8-9)

Depois de ficar completamente espantado, a segunda reação de Paulo à situação na Galácia foi de indignação com os falsos mestres. Nesse momento, ele pronuncia uma maldição solene contra eles. A palavra grega traduzida por “seja amaldiçoado” é anátema. Foi usada no Antigo Testamento grego como referência à execração divina, a maldição de Deus que repousava sobre toda coisa ou pessoa destinada por ele à destruição. O apóstolo Paulo deseja que os falsos mestres estejam sob a execração – maldição – divina ou sejam anátemas, isto é, ele expressa o desejo de que o julgamento de Deus venha sobre eles.

Devemos desconsiderar esse anátema como um acesso de raiva intempestivo? Devemos rejeitá-lo como um sentimento inconsistente com o Espírito Santo e indigno do evangelho de Cristo? Pelo menos duas considerações indicam que esse anátema apostólico não era a expressão da ira pessoal de Paulo em relação aos mestres rivais.

domingo, 20 de janeiro de 2019

Atos do Espirito Santo

O  livro de atos  é o Evangelho do Espírito Santo; Em quase em 
todos os seus capítulos vemos a sua ação positiva;Agindo de 
varias maneiras vejamos:
No capitulo 1.vss 8 o Espírito Santo é prometido;(Mas 
recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e ser me eis 
testemunha tanto em Jerusalém como em toda Judeia e Sumária 
até aos confins da terra).
No cap.2 cumpre a promessa  quando 120 pessoas foram 
cheias do Espírito Santo,e começaram a falar noutras  
línguas,conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
 No mesmo cap. Pedro prega cheio do Espírito 
Santo  quase três mil almas aceitam a Jesus como seu 
Salvador.
No cap.3 Pedro e João estão cheios do Espírito Santo  e 
curam um paralitico na porta formosa do templo. 
No  cap.4 toda a igreja está cheia do Espírito Santo e 
pregam com ousadia a palavra de Deus.
No cap.5 Pedro cheio do Espírito Santo revela o pecado de 
Ananias e Safira os quais morrem no mesmo instante.
No cap.6 foram escolhido 7 varões cheios do 
Espírito Santo para a obra do senhor.
No cap.7.Estevão está cheio do Espírito Santo e não podiam 

resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava.
No cap. 8. Filipe cheio do Espírito Santo opera sinais 
e maravilhas na cidade de Samaria.
No cap.,9 Ananias cheio do Espírito Santo ora para que 
Saulo recupere a vista e seja cheio do Espírito Santo.
No cap. 10.caiu o Espírito Santo Sobre todos que ouviam a 
palavra na casa de Cornélio.
No cap.11.diz que Barnabé era  homem de bem e cheio do  
Espírito Santo.
No cap.12,5. diz que Pedro  estava preso, mas a igreja 
estava cheia do Espírito Santo e fazia continua oração por 
ele a Deus, e o anjo o libertou da prisão.  
No cap.13.o Espírito  Santo envia obreiros para obra 
missionária;Os quais foram Saulo e Barnabé.
No cap.15,o Espírito Toma decisão no concilio de 
Jerusalém.
No cap. 16. Paulo está cheio do Espírito  Santo e 
expulsa um  espírito adivinhador de uma jovem possessa.
No cap. 17.Paulo cheio do Espírito Santo prega no areópago 
de Atenas e ganha almas para Jesus.
No cap.19.Paulo achou em Éfeso dose homens crentes  
impondo neles as mãos form batizados com o Espírito e 
falavam em línguas e profetizavam.
No cap.20. Paulo prega um sermão que durou até a meia 
noite um jovem adormeceu e caiu do terceiro andar e 
morreu, mas Paulo cheio do Espírito Santo o ressuscitou e  
pregou a palavra até a alvorada.
No cap.21 o profeta Agabo profetizou que Paulo seria preso 
em Jerusalém.
Do cap. 22 até ao 28 se vê Paulo cheio do Espírito
fazendo a sua defesa diante das autoridades. 
Portanto Atos é o Evangelho do Espirito Santo em ação, 
agindo na vida da Igreja e das pessoas.
            
                                                             Por; Ev. Marco. D. Godoy

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Teologia Facil

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sábado, 11 de agosto de 2018

Estenda sua mão para cima

Aquele que se satisfaz com um pedaço de pão ou com umas poucas moedinhas estende a sua mão não para cima, mas para frente, em direção às pessoas que passam. Já aquele que precisa de muito mais estende a sua mão não para frente, mas para o alto, em direção a Deus.

O que estende a mão para frente e o que levanta a mão para o alto são ambos igualmente mendigos. Os dois não precisam nem falar. Os gestos falam por si mesmos.

A necessidade faz com que um e outro vençam o acanhamento e levantem as mãos. Ambos estão finalmente se declarando mendigos. Já não conseguem ocultar a miséria em que estão. O que estende a mão para frente precisa de pão. O que levanta a mão para o alto precisa de misericórdia. Estes são muito mais numerosos que aqueles.

Aquele que levanta a mão para Deus e não para o homem precisa saber de algo formidável: Deus tem o hábito de estender sua mão para baixo, em direção aos mendigos de espírito. Davi faz menção a esse gesto misericordioso do Senhor: “Das alturas estendeu a mão e me segurou; tirou-me das águas profundas” (Sl 18.16, NVI). É por isso que ele teve coragem de pedir quantas vezes foram necessárias: “Das alturas, estende a tua mão e liberta-me” (Sl 144.7, NVI). O profeta Isaías reforça a utilidade desse gesto: “O braço do Senhor não está tão encolhido que não possa salvar” (Is 59.1, NVI).

O que acontece quando você levanta a mão para o alto é maravilhoso: sua mão levantada se encontra com a mão de Deus abaixada no meio do caminho! Você aperta a mão dele e Ele aperta a sua mão! Embora de natureza mística, tal coisa acontece mesmo. 

Se você sente um grande vazio, se você tem sérios problemas de ordem emocional, se você enfrenta situações complexas de ordem moral, se você vive sozinho e não consegue se relacionar bem com a família — tenha coragem e levante sua mão aos céus em busca da misericórdia divina. Esse clamor funciona. Experimente!

quarta-feira, 23 de maio de 2018


Por que você parou de correr?
Depois de quarenta anos caminhando pelo deserto, o povo de Israel chegou defronte à terra prometida. Só faltava atravessar o rio Jordão, cujas águas haviam coberto as margens. O Deus que, no início da jornada, havia aberto o mar Vermelho fez outro milagre. Quando os sacerdotes chegaram ao Jordão e puseram os pés dentro d’água, “ela parou de correr e ficou amontoada na parte de cima do rio até a cidade de Adã” (Js 3.16).

Referindo-se a este fato histórico, o poeta personaliza o mar e o rio e lhes pergunta: “O que aconteceu, ó mar, para que você fugisse assim? E, você, rio Jordão, por que parou de correr?” (Sl 114.5).

Esta segunda pergunta tem um paralelo na carta de Paulo aos Gálatas: “Vocês estavam correndo muito bem! Quem os convenceu a se desviar do caminho da obediência?” (Gl 5.7).

Em vez de usar palavras duras com as ovelhas que não voltam ao aprisco, poderíamos apenas perguntar ternamente: “E você, fulano de tal, por que parou de correr?”. É como se Paulo falasse com Demas: “E você, Demas, por que me abandonou e se apaixonou por este mundo?” (2Tm 4.10). É como se Jesus falasse com a igreja de Éfeso: “E vocês, irmãos de Éfeso, por que não me amam, como antes?” (Ap 2.4).

Não são poucos os que corriam e agora não correm mais. Essas pessoas não são necessariamente cínicas. O que acontece com elas é o que aconteceu com Davi. Quando se desprendeu do rebanho, o salmista não era um estranho na casa de Deus. Ele conhecia os mandamentos. Ele tocava harpa e dançava diante do Senhor. Ele regia a banda e o coro. Ele apenas fraquejou, deu-se ao luxo de ter uma aventura qualquer lá fora. Mas o profeta Natã lhe perguntou: “E você, Davi, por que parou de correr?”.

Se eu parar de correr – Deus me livre! –, alguém precisa me perguntar: “E você, rapaz, por que parou de correr?”. No caso de Davi, a pergunta deu certo. Pouco depois dela, o salmista teve saudade das verdes pastagens e das águas tranquilas, da vara e do cajado do Pastor, da mesa farta e do cálice transbordante, da unção com óleo, da bondade e da fidelidade diárias do Senhor. Então clamou ao Senhor em uma das mais ternas de suas orações: “Andei vagando como uma ovelha perdida; vem em busca do teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos!” (Sl 119. 176).

quarta-feira, 28 de março de 2018

Jeremias com a síndrome de Burnout?















Pastorais 


A certa altura de seu abençoado ministério de quarenta anos, no século 6 antes de Cristo, o profeta Jeremias teve uma crise de vocação do tamanho do céu. Ele chegou a pensar em não falar mais em nome de Deus (Jr 20.9). Em outras palavras, o profeta poderia ter dito: Vou desistir, vou renunciar, vou entregar minhas credenciais, vou me aposentar, vou para um convento na Arábia ou fugir para o Egito, vou tomar um navio para Társis, vou voltar para minha casa em Anatote, vou fazer uma pós-graduação em esgotamento nervoso no exterior, vou casar e ter filhos. Se Jeremias vivesse hoje, um profissional de saúde mental poderia dizer que ele esteve bem próximo da síndrome de Burnout, mas não chegou a ser atingido pelos problemas decorrentes dela. Surpreendentemente, o profeta conseguiu driblar o problema e continuar o seu ministério. A jornalista Elsie Cunha Gilbert lembra que Jeremias “não ficou calado, soube se expressar e gritar a sua dor, nem atribuiu a si mesmo o fardo de não ter que ser bem-sucedido, pois o que Deus exigia dele não era o sucesso, mas fidelidade à vocação divina”. Segundo o médico Drauzio Varella, a principal característica da síndrome de Burnout é “o estado de tensão emocional e estresse provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes, que se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso”.

As pessoas mais cuidadosas e bondosas não fariam juízo temerário de Jeremias, especialmente as que tivessem lido recentemente o livro de sua história e profecias. O profeta era cercado de indivíduos que zombavam e caçoavam dele o dia inteiro. Ele ouvia os cochichos que faziam por trás: “Lá vai o pregador do perigo por todos os lados”. Até os seus amigos íntimos torciam para que ele tropeçasse em alguma área para então o pegarem. O homem de Anatote era repetidas vezes ameaçado de morte. O maior desgaste de Jeremias, porém, era provocado pela recusa do povo em aceitar a sua mensagem da parte de Deus e as consequências que esse comportamento traria, a maior delas a tomada de Jerusalém pela Babilônia em 587 antes de Cristo. Ele sofria muito e chorava muito. Uma vez, o profeta desabafou: “Durante 23 anos, desde o décimo terceiro ano de Josias até hoje, o Senhor vem me revelando a sua palavra. E durante todo esse tempo, diariamente, desde a madrugada, eu anuncio a todos vocês o que o Senhor me revela. Mas vocês nunca me deram ouvidos” (Jr 25.3, NBV).

Jeremias era tão extraordinário que ele apenas “pensou” em trancar a boca. Mas não o fez. Na verdade, ele não conseguiu deixar de falar em nome de Deus porque sua consciência não o permitia (Jr 20.9). Em outras palavras, o profeta diria: “Não consigo passar por cima de meu chamado, eu tenho apenas 23 anos; ai de mim se eu não anunciar a graça e o juízo de Deus, se eu me calar até as pedras vão gritar, não posso deixar meus colegas Habacuque e Sofonias sozinhos, vou acabar com essa conversa de que seria melhor eu ter morrido no ventre de minha mãe (Jr 20.14-18). Afinal, tudo posso naquele que me fortalece”.

Na pesquisa feita com 734 pastores americanos de quatro denominações, 139 deles (19%) deixaram o pastorado por causa da síndrome de Burnout. O problema acontece também no Brasil e em outros países. Tanto entre pastores e pastoras como entre missionários e missionárias. Todos são tão humanos como Jeremias e a caminhada é tão difícil hoje como era ontem. Jeremias pode ser um modelo para todos nós! Precisamos aprender com o profeta a lidar com o problema!

Por que você deixou o pastorado?
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Um estudo recente do LifeWay Research mostrou as razões pelas quais pastores deixam o pastorado antes da hora nos Estados Unidos. A pesquisa entrevistou 734 pastores de 4 denominações: Assembleia de Deus, Igreja do Nazareno, Igreja Luterana (Sínodo de Missouri) e Convenção Batista do Sul. Veja abaixo os cinco principais motivos:

Por que você deixou o pastorado?
Mudança de chamado —- 40%
Conflito na igreja —- 25%
Burnout —- 19%
Finanças pessoais — 12%
Questões familiares —- 12%

Neuroplasticidade: O Poder do Cérebro em se Renovar

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