domingo, 18 de fevereiro de 2018

O QUE É HERMENÊUTICA BÍBLICA

 O QUE É HERMENÊUTICA BÍBLICA.
  
 Hermenêutica Bíblica
O que é Hemerneutica?
Hermenêutica: sf Interpretação do sentido das palavras, das leis, dos textos, etc. - s.f. Arte de interpretar os livros sagrados e os textos antigos: hermenêutica sagrada. / Teoria da interpretação de vários sinais como símbolos de uma cultura. / Arte de interpretar leis.
( fonte>https://www.guia.heu.nom.br/_derived/dicionário.htm_cmp_c-pia-de-met-lico110_bnr.gif)
O termo "hermenêutica" deriva do grego hermeneuein, "interpretar". A Hermenêutica Bíblica cuida da reta compreensão e interpretação das Escrituras. Consiste num conjunto de regras que permitem determinar o sentido literal da Palavra de Deus. Tenha uma vida afinada com o espírito Santo, pois Ele é o melhor interprete da Bíblia 0 (Jô 16:13; 14:26; I Co 2:9 e 10; I Jô 2:20 e 27);
hermenêutica evangélica é vítima de um dos elementos principais da Reforma: o direito que cada um tem de ir direto à Bíblia e dali tirar sua própria conclusão, pesquisá-la e alimentar-se espiritualmente. O que daí decorre é uma espécie de desordem hermenêutica: tantos quantos são os estudantes, tantas as atualizações bíblicas multiplicadas por cada um desses indivíduos. Não é à toa que, sendo a Bíblia o livro principal para os evangélicos, é, ao mesmo tempo, o ponto de convergência e desunião entre eles. Não que essa desunião ocorra entre pessoas de facções diferentes. Se fosse apenas isso, justificar-se-ia, de alguma forma, essas dessemelhanças, mas o fato é que elas ocorrem dentro de uma mesma comunidade.
A IMPORTÂNCIA DESTE ESTUDO
a. O próprio Pedro admitiu que há textos difíceis de entender: "os quais os indoutos e inconstantes torcem para sua própria perdição"(2 Pedro 3:15 e 16).
b. A arma principal do soldado cristão é a Escritura, e se desconhece o seu valor ou ignora o seu legítimo uso, que soldado será? (2 Timóteo 2:15).
c. As circunstâncias variadas que concorreram na produção do maravilhoso livro exigem do expositor que o seu estudo seja meticuloso, cuidadoso e sempre científico, conforme os princípios hermenêuticos.
1. A REGRA FUNDAMENTAL

A Escritura é explicada pela Escritura. A Bíblia interpreta a própria Bíblia..
2. PRIMEIRA REGRA

Enquanto for possível, é necessário tomar as palavras no seu sentido usual e ordinário..
Plenitude e adoração ______________________________________________01

3. SEGUNDA REGRA

É absolutamente necessário tomar as palavras no sentido que indica o conjunto da frase..
Esta regra tem importância especial quando se trata de determinar se as palavras devem ser tomadas em sentido literal ou figurado. Para não incorrer em erros, convém, também, deixar-se guiar pelo pensamento do escritor, e tomar as palavras no sentido que o conjunto do versículo indica.
4. TERCEIRA REGRA

É necessário tomar as palavras no sentido que indica o contexto, isto é, os versos que precedem e seguem o texto que se estuda.
5. QUARTA REGRA

É preciso tomar em consideração o desígnio ou objetivo do livro ou passagem em que ocorrem as palavras ou expressões obscuras..
6. QUINTA REGRA

É indispensável consultar as passagens paralelas explicando as coisas espirituais pelas espirituais (I Cor 2:13). (I Cor 2:13).
7. SEXTA REGRA

Um texto não pode significar aquilo que nunca poderia Ter significado para seu autor ou seus leitores.
8. SÉTIMA REGRA

Sempre quando compartilhamos de circunstâncias comparáveis (isto é, situações de vida específicas semelhantes) com o âmbito do período quando foi escrita, a Palavra de Deus para nós é a mesma que Sua Palavra para eles.
EXEGESE
É o estudo cuidadoso e sistemático da Escritura para descobrir o significado original que foi pretendido. É a tentativa de escutar a Palavra conforme os destinatários originais devem tê-la ouvido; descobrir qual era a intenção original das palavras da Bíblia.
Plenitude e adoração ______________________________________________02

a. Sentido histórico: a época e a cultura do autor e dos seus leitores: fatores geográficos, topográficos e políticos, a ocasião da produção do livro. A questão mais importante do contexto histórico tem a ver com a ocasião e o propósito de cada livro.
b. Sentido literário: (significa Exato, Rigoroso ...) as palavras somente fazem sentido dentro das frases, e estas em relação às frases anteriores e posteriores. Devemos procurar descobrir a linha de pensamento do autor. O que o autor está dizendo e por que o diz exatamente aqui?
1) O sentido Figurado, esta linguagem, chamada de figurada ou representativa, pode ser entendida pelo contexto ou pela comparação de outra passagem no mesmo assunto.(ex: a arvore que não dá frutos será cortada)

2) O sentido alegórico, onde se restitui o conteúdo espiritual escondido sob a letra, onde se revela que os textos sagrados dizem uma coisa diferente da que dizem à primeira vista.(ex ,parábolas)

3) O sentido tropológico, ou moral, impõe-se a partir do momento em que a Bíblia é escolhida como livro de vida, quer dizer, escrito para a conversão do coração.

Critica Histórica
É o campo de estudo da Escrituras, que estuda a autoria de um livro, a data de sua composição, o porque foi escrito, as circunstancias históricos que cercaram sua composição literária, sua unidade e autenticidade.
Orientações básicas para o entendimento das Escrituras:
Ser salvo: „Ora, o homem natural não compreende as coisas do espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.´´ (1 Co 2:14).
Ler (estudar, conferir) diariamente: (At 17:11).
Interpretar literalmente: ( em harmonia com contexto e passagens correlatas). „‟Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação´´. (2 Pe 1:20).
Saber dividir as Escrituras: ( que dispensação? Dirigido a quem? Dito por quem? Etc.(2 Tm :15).
Comparar Escritura com Escritura: (1 Co 2:13).
Aplicar (por em prática); e pregar: (At 8:35).
Plenitude e adoração ______________________________________________03

Ponderando e aprofundando
Para ler a Bíblia é fundamental ter claro o objetivo: „‟ouvir o mesmo Deus que falou ontem fala hoje´´, na diversidade da vida humana, nas experiências múltiplas das pessoas, das comunidades e dos grupos.
Sugestões para a leitura da Bíblia:
a. Escolher um texto para ler, estabelecer o inicio e o fim do texto. A delimitação, inicialmente, pode basear-se na subdivisão em capítulos e versículos da Bíblia.
b. Considerar que a escolha de um texto, bem como todo o processo exegético, depende do lugar social e histórico do leitor e de suas opções de vida.
c. Ler e reler o texto. Não ter logo a preocupação de interpretar o sentido. Familiarizar-se com o texto, sinalizar o que chamou a atenção, anotar dúvidas e questionamentos. Importante: Não basta apenas ler o texto escolhido para o estudo. É fundamental ler todo o livro no qual o texto está inserido para saber o lugar que o texto em estudo ocupa no conjunto da obra.
d. Comparar duas ou três traduções. Através da discussão com outras pessoas procurar o porque das diferenças entre as várias traduções. Quem puder, pesquisar as palavras diferentes no texto hebraico ou grego, conforme for o caso. ]
e. Respeitar o que o texto diz, sem forçá-lo a dizer o que queremos ouvir.
f. Ter o cuidado para não passar imediatamente do texto bíblico para as situações concretas de hoje, correndo o risco de tirar conclusões precipitadas.
g. Procurar obter informações complementares sobre a geografia, as rotas comerciais, a economia, a agricultura, a história, a vida, a língua e os costumes do povo da Bíblia. Em geral, as Bíblias trazem notas introdutórias sobre cada livro. As informações contidas nessas notas podem nos ajudar a situar o texto no tempo e no espaço.
h. Tomar consciência de que o texto nasce da diversidade, da fragilidade da experiência de pessoas de carne e osso, em suas relações concretas marcadas pelas diferenças de grupo social, raça, sexo, crença.
i. Ter presente que a memória bíblica nem sempre guarda a marca concreta das pessoas com seu corpo, seu nome, sua voz, sua atuação. Isso exige ler o texto e ir além dele. Uma atenção especial deve ser dada às omissões e aos silêncios.
j. Ler a Bíblia a partir da realidade dos pobres e da luta pela vida. Deixar-se questionar pelas situações desumanas que ameaçam a natureza, atingindo especialmente o ser humano que se encontra ameaçando em seu direito mais elementar: o direito de viver. Ver quais as perguntas que o texto escolhido faz para sua realidade e as perguntas que a sua realidade faz para o texto.
k. Lembrar-se que a Bíblia é o livro da comunidade. Por isso, é importante fazer leitura e estudo em conjunto, respeitando e acreditando na sua comunidade, no seu grupo de estudo. Um método é apenas uma ferramenta para facilitar a leitura da Bíblia. Seguir os passos propostos ajuda a pessoa à não se perder no caminho. No entanto, com o tempo, através do estudo e da convivência com o povo, cada um vai encontrando o seu próprio jeito de estudar e saborear um texto bíblico.

Plenitude e adoração ______________________________________________04

MÉTODOS DA HERMENÊUTICA
1. Método Analítico.

domingo, 14 de janeiro de 2018

Qual é a Maior Necessidade do Mundo?

Se a necessidade fosse econômica, Deus teria enviado um Ministro da Economia. Se fosse segurança, Deus teria enviado um Chefe de Polícia. Se fosse um emprego melhor, Deus teria enviado um Ministro do Trabalho. Se fosse a saúde, Deus teria enviado um médico. No entanto, por entender que nossa maior necessidade seria a de ter um relacionamento pessoal com Deus, Ele nos enviou um SALVADOR divino.
A maior necessidade do ser humano é conhecer a Deus e desfrutar Sua companhia por toda a eternidade! A Bíblia afirma que o homem está separado de seu Criador por causa do pecado. Todavia, com a finalidade de proporcionar uma solução para isso, Deus enviou a Jesus Cristo para perdoar esse pecado. Estimado amigo e leitor: se Deus coloca alguma inquietação a esse respeito em seu coração, lhe peço que leia esse artigo até o fim, com um coração disposto a ser moldado pelos ensinamentos da Bíblia.
Seguem 4 verdades extraídas da Bíblia que nos guiarão para o suprimento de nossa maior necessidade: a de iniciar uma relação pessoal com o Deus vivo e verdadeiro.

terça-feira, 11 de julho de 2017

OS GAFANHOTOS DO PROFETA JOEL

Tema: OS GAFANHOTOS DO PROFETA JOEL
Texto: Joel 1:4


“O que deixou o gafanhoto Cortador, comeu o gafanhoto Migrador, o que deixou o gafanhoto Migrador comeu o gafanhoto Devorador, o que deixou o gafanhoto Devorador comeu o gafanhoto Destruidor”. Jl. 1:4



INTRODUÇÃO:

Autor: O nome Joel significa, literalmente, “Jeová é Deus”. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou das circunstâncias de sua vida. Provavelmente ele tenha vivido em Judá e profetizado em Jerusalém.

Data: Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Há referências tanto em Amós como em Isaías, que também estão em Joel (comparar Am. 1.2 com Jl 3.16 e Is 13.6 com Jl. 1.15) Aproximadamente 835 a.C

Contexto Histórico: Joel profetizou numa época de grande devastação de toda a terra de Judá. Uma enorme praga de locustas havia despido a zona rural de toda a vegetação, destruiu até as pastagens, tanto das ovelhas como do gado, até mesmo tirou a casca das árvores de figo. Em apenas algumas horas, o que tinha sido uma terra bonita, verdejante, havia se tornado um lugar de desolação e destruição.

Conteúdo: O Livro de Joel está naturalmente dividido em duas seções.

 A primeira seção (1.1 - 2.27) trata do presente julgamento de Deus, um chamado ao arrependimento e a promessa de restauração.

A segunda seção (2.28 - 3.21) explica que essa praga, horrível como ela pode ser, não é nada comparada ao julgamento de Deus que está a caminho. Este era um tempo em que não somente Judá, mas também todas as nações do mundo seriam chamadas diante de Deus.

OS GAFANHOTOS ONTEM E HOJE
Podemos realmente entrar no cenário bíblico e contemplar o quão terrível deve ter sido a invasão destes seres nas lavouras de Israel. Leia o que os especialistas no assunto escrevem a respeito da praga:


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

“Eu sou quem sou”

A autoafirmação de Deus

Eu existo
Sou o primeiro e sou o último. Estou dentro da eternidade e não dentro do tempo. Não tenho princípio nem fim. Eu sou eterno. Eu era, eu sou e continuarei a ser.

Eu sou formidável
Eu estou onde estou: aqui, ali e algures. Estou lá em cima e lá embaixo. Estou na claridade e na escuridade. Estou no céu dos céus e no abismo dos abismos. Estou tanto no Oriente como no Ocidente. Estou em toda parte e ao mesmo tempo.

Eu sou único
Haverá outro deus que seja igual a mim? Não, não há outro igual nem outro diferente. Antes de mim não houve outro deus e nunca haverá outro. Eu sou único no espaço e no

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Os dízimos

Porque  contribuir?
Porque o dizimo é santo.......Lv.27.30
Não sendo entregue ao Senhor é roubo.....Ml.3.8-10
Na lei era obrigatório.......Ex.23.15
Todas as almas são de Deus.......Ez.18.4
Não somos de nos mesmos........1ª.C0.6.19.20
Todos os animais aves e feras são de Deus....Sl.50.10.11
A prata    e o ouro   também são  do Senhor...Ag.2.8
A terra é do Senhor .........Sl..24.1
A terra Deus deu aos homens......Sl.115.16
Deus proíbe os homens de tocar no que é  seu
Gn. 2.15-17
O dizimo é para o sustento dos obreiros..
Nm..18.20.21
Viver dos dízimos é um direito que assiste os obreiros......1º.Co.9.11-14

Jesus mandou dar o que é de Deus..Mt,22.18-21

Pastor Marco de Godoi

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

caminhada do povo Hebreu pelo deserto

caminhada do povo Hebreu pelo deserto

Êxodo Do Egito ( Ramessés ) á atravessia do rio Jordão ( Canaã ) -De Ramessés a Sucote ( Nm 33. 3-5 ) O povo de Israel, após o Senhor ter afligido os primogênitos dos Egípcios ( Ex 12.12-37 ), estavam os Israelitas em seiscentos mil homens, sem contar as mulheres, as crianças e também uma mistura de gente que subiam com eles, saindo de Ramessés, cidade construída pela suas próprias mãos ( Ex 1.11 ), até Sucote, no décimo quinto dia do primeiro mês; no dia seguinte o da Páscoa, o Senhor não levou o povo pelo caminho mais perto, que seria pela terra dos filisteus, para que o povo não se arrependesse vendo a guerra e voltasse para o Egito, e fez DEUS, eles rodear o deserto perto do Mar Vermelho ( Ex 13.17-18 ), e levou Moisés os ossos de José. -De Sucote a Etã ( Nm 33.6 ) Assim partiram de Sucote e acamparam em Etã, a entrada do deserto ( Ex 13.20 ), e nunca tirou o Senhor a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo a noite. -De Etã a Pi-Hairote ( Nm 33.7 ) Já em Etã, o Senhor manda que eles voltem e acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o Mar, diante de Baal-Zefom, para acampar diante dele ( Ex 14.1 ), e foi ali que Faraó viu os filhos de Israel acampado e os perseguiu, vendo os filhos de Israel que os Egípcios vinham, clamaram ao Senhor, e o Senhor disse a Moisés: porque clamas, diz aos filhos de Israel que marche. E o Senhor manda que Moisés levante a vara e estenda as mãos para o Mar, fazendo o Mar se abrir para o povo passar, o Senhor endurece o coração do Faraó para entrar dentro do Mar, quando entrou o Mar se fechou, matando todos os Egípcios, e atravessou Israel chegando ao deserto de Sur. ( Ex 14.3-31 ) -De Pi-Hairote a atravessia do Mar vermelho chegando ao deserto de Etã ( Sur ) até Mara ( Nm 33.8 ) Depois de partir do Mar Vermelho, e saíram no deserto de Sur, e andaram três dias no deserto e não acharam água, então chegaram a Mara, mas as águas de Mara eram amargas e não poderam beber, mas Moisés jogando um lenho a mando do Senhor as águas se tornam boas para beber, e ali o Senhor os provou. ( Ex 15.22-25 ) -De Mara a Elim ( Nm 33.9 ) Então o povo veio de Mara a Elim, onde havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto às águas. ( Ex 15.27 ) -De Elim, acamparam junto ao Mar Vermelho, e do Mar Vermelho ao deserto de Sim. ( Nm 33.10-11 ) E partiu os filhos de Israel de Elim para o deserto de Sim, que esta entre Elim e Sinai, aos quinze dias do segundo mês, depois que saíram do Egito ( Ex 16.1 ), e foi ali no deserto de Sim, que o maná e as codornizes são prometidos, por que o povo murmurou contra DEUS, pedindo comida. ( Ex 16.3-15 ) -Do deserto de Sim, acamparam em Dofca e em Alus até chegar a Refidim. ( Nm 33.12-14 ) E partiu os filhos de Israel do deserto de Sim pela suas jornadas

Neuroplasticidade: O Poder do Cérebro em se Renovar

  Neuroplasticidade: O Poder do Cérebro em se Renovar Introdução Durante muito tempo acreditava-se que o cérebro era uma estrutura fixa, i...