sexta-feira, 10 de abril de 2015

Uma história inesquecível



             
A muitos anos passado
Em Itatiba chegou
As boas novas de Cristo
Por homens que Deus preparou
Anunciando a verdade
Para o bem da humanidade
Com fé coragem e amor

Na década de quarenta
Que jamais será esquecida
É que chegaram em Itatiba
Esses homens destemidos
Movidos de amor ardente
Atraindo muita gente
Que iam sendo esclarecidas

O ministério do Ipiranga
Foi por Deus comissionado
Pra realizar os seus planos
Que ele já tinha traçado
Foi assim que começou
E uma luz do céu raiou
E tudo foi confirmado

Hoje a igreja é poderosa
Lutando sempre contra o mal
Buscando as almas preciosas
Num combate sem igual
É o fruto dos homens valentes
E do digníssimo pastor presidente
O reverendo Alfredo  Reikdal


sexta-feira, 3 de abril de 2015

Uso do veu

É comum encontrarmos em algumas de nossas Igrejas, pessoas com dúvidas sobre o uso do véu feminino dentro do templo, com base em declarações do apóstolo Paulo. Como é certo que não podemos confundir princípios com costumes, precisamos analisar até que ponto as orientações de Paulo à igreja de Corinto, no que se refere ao uso do véu pelas mulheres, também são aplicáveis à igreja cristã da atualidade, Vamos, primeiramente, analisar um pouco sobre a situação da igreja de Corinto na época do apóstolo.
Com base em informações levadas a Paulo pelos da família de Cloé (1Cor. 1:11), o apóstolo ficou sabendo do espírito divisionista com que vários setores da igreja se identificavam com líderes específicos (1:10-17). Outros pontos abordados por Paulo em sua primeira epístola podem também ter sido relatados a ele pela casa de Cloé, ou por outra fonte (talvez Estéfanas, Fortunato e Acaico – 16: 17). Foram eles:
1. Alguns que recaíam aos antigos hábitos da vida (cap. 5)
2. Havia dúvidas sobre o matrimônio (cap. 7)
3. Problemas quanto ao consumo de comidas sacrificadas a ídolos pagãos (cap. 8)
4. Havia aqueles que estavam participando de forma errada da Ceia do Senhor (11:17-34)
5. Os dons espirituais estavam trazendo confusão ao culto público, especialmente o dom de línguas (cap. 14)
6. Outros não criam na ressurreição e em temas relacionados a ela (cap. 15)
7. E também haviam problemas referentes à participação pública das mulheres no culto (11:2-16)
Vê-se que na igreja de Corinto Paulo enfrentou problemas que não surgiram nas demais igrejas. Ele não preocupa-se em escrever sobre a maioria destes temas às outras igrejas, mas somente a Corinto. Isso mostra que esta igreja passava por uma crise doutrinária e de costumes, que refletia muito bem a situação cultural e religiosa da época e do local.
Vamos analisar aqui, particularmente, a exortação de Paulo às mulheres cristãs de Corinto, com relação ao uso do véu. Por que ele tratou desse tema naquela igreja? O mesmo conselho do apóstolo (para que as mulheres usem véu sobre a cabeça durante o culto público) tem validade universal para todas as igrejas cristãs?
Para responder a estas perguntas, vamos estudar primeiro um pouco sobre dois pontos importantes:
1) a maneira como as mulheres se trajavam na época;
2) o significado do véu naquela circunstância.
Um antigo costume
Na Antiguidade, a mulher carregava no corpo um sinal da autoridade do marido. Esse sinal era o véu. Esse mesmo costume prevalece até hoje entre alguns povos do Oriente. Nestes lugares, a mulher honesta não deve aparecer em público sem o véu, ou algo correspondente. No Irã, por exemplo, se usa o xador; no Afeganistão, os Talibãs criaram a burca (um vestido comprido que cobre até os olhos); na Arábia Saudita, uma mulher pode até apanhar de chicote, caso esqueça o véu em casa.
O significado do véu
Era um sinal da honra e da dignidade das mulheres (Gên. 24:65; Cant. 4:1). Também considerava-se o véu um sinal de subordinação da mulher ao marido, por isso que não o usavam as mulheres de luto, as prostitutas e as esposas infiéis.
No tempo dos apóstolos, esse costume ainda era largamente praticado, mas parece que em Corinto um movimento de libertação feminina estava se iniciando e tirando a paz da igreja. Por isso, as mulheres estavam tirando o véu no culto público, por sentirem que o Evangelho as libertava do “jugo” do marido. Isso estava causando intrigas nos lares e na igreja, e estava também repercutindo mal na comunidade, pois as pessoas que presenciavam os cultos cristãos escandalizavam-se por ver mulheres sem véu (ou seja, "indecentes" e "desonradas") tomando parte no culto. Seria realmente aquela uma religião própria para mulheres honestas e fiéis, ou tratava-se de uma seita formada por prostitutas? Era a crítica normal feita à igreja.

terça-feira, 24 de março de 2015

Poesia em homenagem aos pastores

           

Se a noite é escura e chuvosa
Se há espinhos em lugar de flores
Se a estrada é longa e penosa
Não teme o cansaço e a dor
Nas horas mais dolorosas
Demonstra afeição e amor
Cuidando das almas preciosas
Está o dedicado pastor

Se o rebanho está em bonança
Mesmo assim está preocupado
Não vacila não descansa           
Não tem tempo desperdiçado
Se uma ovelha está doente
Ou alguma desgarrada
Vai ver logo o dolente
O pastor o dedicado

quinta-feira, 19 de março de 2015

ESCATOLOGIA:

1. A SEGUNDA VINDA DE CRISTO CLASSIFICAÇÃO DOUTRINARIA: ESCATOLOGIA (1Ts 4.16-18; 1Co 15.20-23,51-54; Ap 1.7 )
2. DEFINIÇÃO DO TERMO ESCATOLOGIA:
É a junção de duas palavras gregas a saber:
ESCKHATOS = ÚLTIMOS + LOGOS = TRATADOS
portanto ESCATOLOGIA É O TRATADO DAS ÚLTIMAS COISAS; é o estudo dos acontecimentos dos últimos dias.
3. TERMOS IMPORTANTES:
9-1-TEMPO DOS GENTIOS: (Lc 21.24) Tem um aspecto político mundial, refere-se ao tempo em que os gentios tem a supremacia sobre Israel, começou com o cativeiro babilônico (606 aC) e vai até o tempo em que Israel tenha a supremacia final durante o reino milenar de Cristo, quando Jerusalém será a capital mundial e sede do seu governo de onde sairá a lei que governará as nações (Is 2.3; Zc 8.22,23).
9-2- PLENITUDE DOS GENTIOS : (Rm 11.25) Tem um aspecto espiritual, fala da supremacia celestial da igreja triunfando sobre o mal e reinando com Cristo.
9-3- AS TRÊS CLASSES DE PESSOAS: (1 Co 10.32) Em se tratando do plano de Deus para com o homem, Deus vê apenas 3 classes de pessoas sobre a terra, com as quais ele trata individualmente, a saber:
9-3-1- JUDEUS: Os naturais de Israel.
9-3-2- GREGOS OU GENTIOS: Todos os que não são da linhagem de Israel (mundo sem Deus).
9-3-3- IGREJA: Todo aquele que aceita Jesus como seu Senhor e salvador pessoal, judeus ou gentios.
4. 1 – A SEGUNDA VINDA DE CRISTO:
Conforme a opinião da maioria dos estudantes de escatologia bíblica, a segunda vinda de Cristo se dará em duas fases distintas conforme veremos a seguir .
5. 1- PRIMEIRA FASE, O ARREBATAMENTO : (1Ts.4.16-18; 1Co.15.51-54).
1-1- Virá invisível aos olhos do mundo
1-2- Virá nas nuvens e arrebatará a sua Igreja
1-3- Acontecerá a 2ª fase da 1ª ressurreição
6. 2 - TERMOS BÍBLICOS PARA ARREBATAMENTO E VINDA DO SENHOR:
2-1 – APARIZO = ARREBATAMENTO: literalmente significa “levar repentinamente com força”, geralmente essa palavra é associada à “libertação de alguém de um perigo iminente”, usam esta palavra para distinguir a primeira e a Segunda fase da segunda vinda de Cristo.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Rastros de sangue


E vi que a mulher estava embriagada  do sangue dos santos; e do sangue das Testemunhas de Jesus.
E vendo-a eu maravilhei-me com grande admiração Ap.17.6.
Para que a igreja de Jesus continuasse;tem-na acompanhado um rastro de sangue,desde sua fundação, de pessoas fiéis que preferiram a morte a negar a sua fé trocando a vida física pela vida eterna Mt.10.39:Ap.2.10.
A primeira pessoa a derramar seu sangue por sua fidelidade a Deus foi Abel filho de Adão e Eva que foi assassinado pelo seu próprio irmão Caim.Vede quão fiel foi esse crente e quão inocente foi o seu sangue que Deus disse a Caim a voz do sangue do seu irmão clama a mim desde a terra Gen. 4.9.10, Jesus considerou tanto a fidelidade de Abel que o chamou de justo em um de seus sermões proclamando uma sentença de condenação para aquela geração que cometeu tal crime de sangue Lc.11.47-51.lembrando também de Zacarias filho de Baraquias que foi morto entre o santuário e o altar com certeza um justo.justo. Mt.23.35.36, Jesus derramou seu próprio sangue não para exibir um ato heroico não para mostrar não para mostrar que ele era um herói destemido, mas para resgatar comprar para Deus todas almas que estavam debaixo da condenação 1ª Pe.1.18-20:Ap, 5.9, pouco antes de sua ascensão Jesus profetizou que muito sangue seria derramado por amor a ele At.1.8, mas recebereis poder ao descer sobre vos o Espírito Santo e ser me eis testemunhas no original grego testemunha é martírio pessoa que sofreu tormento ou morte por sustentar a fé cristã.

domingo, 11 de maio de 2014

O Todo-Poderoso e as formiguinhas


O Todo-Poderoso e as formiguinhas: uma intimidade possível


No belíssimo Salmo de Isaías, o profeta exalta a grandeza e majestade de Deus. Ele faz várias e profundas perguntas:

Quem mediu a água do mar com as conchas da mão ou mediu o céu com os dedos? Quem, usando uma vasilha, calculou quanta terra existe no mundo inteiro? Com quem Deus pode ser comparado? Com o que ele se parece? Quem é igual a ele? Olhem para o céu e vejam as estrelas. Quem foi que as criou? (Is 40.12-26).
O salmo e os versículos seguintes pretendem mostrar que Deus é o primeiro e o último (44.6), o Criador de todas as coisas (40.22), o Todo-Poderoso (45.13) e o único: “Antes de mim não houve nenhum outro deus e nunca haverá outro depois” (43.10).
Diante de toda essa glória, “os seres humanos lhe parecem tão pequenos como formigas” (40.22). Todavia, esse contraste entre a grandiosidade de Deus e a pequenez do homem não significa que ele esteja distante de nós e não se interesse por nós. O mesmo salmo lembra que “aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos” (40.29). A majestade do Criador inclui o seu relacionamento com a criatura. O Todo-Poderoso coloca as formiguinhas no colo.
Porque o “gosto pela eternidade não pode jamais ser gerado em nós por uma ginástica secularizada” (Eugene Peterson), a criatura é escrava de uma sede e fome de Deus. Assim como a corça deseja as águas do ribeirão, nós também desejamos estar na presença de Deus (Sl 42.1). Nosso maior desejo é conhecer e pensar em Deus com todo o coração e estar com ele (Sl 26.8-9).

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Introdução ao Novo Testament



NOVO TESTAMENTO, ESTUDO BIBLICO, INTRODUÇÃOO Novo Testamento, mais corretamente nomenclaturado Escrituras Gregas Cristãs, chamadas assim para diferenciá-las da Septuaginta grega, tradução pré-cristã do Antigo Testamento, ou mais corretamente.

I. Cânon do Novo Testamento

São 27 os livros canônicos que constituem o Novo Testamento. Após a morte de Jesus, estes livros foram escritos, sob inspiração, por oito homens: Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo, Tiago, Pedro e Judas. Nem todos estes homens seguiam Jesus durante o seu ministério; de fato, tanto quanto se sabe com alguma certeza, apenas os três apóstolos, Mateus, João e Pedro, o fizeram. Marcos talvez tenha sido o “certo jovem” que seguiu Jesus à distância, depois de este ser preso. (Mr 14:51, 52) Em Pentecostes, Tiago, Judas e talvez Marcos estivessem presentes com eles. (At 1:13-15; 2:1) Mais tarde, o apóstolo Paulo foi convertido. Todos estes escritores passaram a ficar intimamente associados com o corpo governante da congregação do primeiro século em Jerusalém.

Em que língua foram esses livros originalmente escritos? Com exceção do livro de Mateus, que originalmente foi escrito em hebraico e depois traduzido para o grego, todos os outros 26 livros foram escritos no grego comum, o coiné, a língua internacional daqueles dias. —

Tampouco foi mera coincidência que estes inspirados homens cristãos, todos eles judeus naturais (Ro 3:1, 2), tiveram seus escritos enviados em grego. Não se tratava de comunicações particulares, mas destinavam-se a ter ampla divulgação, a serem lidas e estudadas por todas as congregações. (Col 4:16; 1Te 5:27; 2Pe 3:15, 16) Os escritores estavam sob ordens divinas de divulgar estas boas novas e este ensino até à parte mais distante da terra, a lugares onde não se lia hebraico e latim. (Mt 28:19; At 1:8) Até mesmo em territórios mais perto da Palestina, havia um crescente número de não-judeus entrando nas congregações locais. Também, ao citar as Escrituras Hebraicas, esses escritores frequentemente usavam a Septuaginta grega.

Neuroplasticidade: O Poder do Cérebro em se Renovar

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